spot_img
29.9 C
Macaé
sexta-feira, fevereiro 28, 2025
spot_img

Duplicação da ponte da Barra entra em nova fase

spot_img

 


A obra de duplicação da ponte Ivan Mundim, que liga o Centro da cidade ao bairro Barra de Macaé, entrou em nova fase esta semana. Novos equipamentos e máquinas chegaram ao canteiro e estão sendo levados para uma balsa no Rio Macaé. O objetivo é iniciar a perfuração dos pilares centrais. Não há interrupção da empreitada em dias chuvosos e nem haverá no período de festas de fim de ano.

A duplicação da ponte da Barra é uma obra do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Adjunta de Obras, ligada à Secretaria de Infraestrutura, que atuou na licença ambiental, aprovada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), realização de projetos de engenharia e arquitetura, elaborados pelos servidores do órgão. Além disso, colaboram outras secretarias municipais, como a de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal e a Adjunta de Serviços Públicos.

Desde agosto, a empresa Geologus, do Rio de Janeiro, trabalha na perfuração de estaca raiz fora do Rio Macaé. Nesta nova fase, a empresa Drillco, de São Paulo, iniciará a perfuração dos pilares dentro do rio, utilizando uma balsa. Os equipamentos utilizados nesta etapa já estão sendo levados para a balsa.

Segundo a encarregada administrativa da obra, Fernanda Serri, contratempos como o clima e a maré do rio estão sendo superados. Assim que as remoções de postes da Enel forem realizadas pela empresa, árvores serão retiradas da margem, para prosseguimento da construção dos alicerces. As licenças ambientais para a duplicação já foram emitidas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). “Seguimos o nosso projeto para entregar a obra com muita responsabilidade e compromisso com Macaé”, disse.

O projeto prevê fundações em formato de ‘Y’, uma em cada margem e outra central, dentro do Rio Macaé. A ponte será construída paralela à existente. Ela terá aproximadamente 9 metros de largura e 260 metros de comprimento. O projeto consiste ainda em recuperação ambiental e revitalização do pavimento da antiga ponte. A duplicação melhorará o fluxo de veículos na cidade.

A Ordem de Serviço para início da obra de duplicação foi entregue em 15 de junho, em visita do governador Cláudio Castro ao município.

*PMM

Elvis do Amaral

Elvis do Amaral é jornalista , blogueiro político e apaixonado por sua cidade :Macaé

Elvis do Amaralhttps://www.elvisdoamaral.com/
Elvis do Amaral é jornalista , blogueiro político e apaixonado por sua cidade :Macaé

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Confira -

Últimos Artigos

- Confira -