Presente na Lide Brazil Conference 2023, em Lisboa, capital de Portugal, buscando garantir parcerias internacionais visando o crescimento econômico do Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro (PL) destacou, neste sábado (04/02), para mais de 250 empresários brasileiros e portugueses, as variadas oportunidades de negócios em território fluminense.
Com foco principal na sustentabilidade, o chefe do Poder Executivo estadual detalhou as novas perspectivas para as áreas da economia ”verde”.
”No Rio de Janeiro, passamos por tempos difíceis. Hoje, o estado se reergue e une a questão econômica com a ambiental, sempre com o foco no cidadão. Recuperamos a capacidade de dialogar e a nossa credibilidade internacional, que é de suma importância para o desenvolvimento socioeconômico, além de parte da estratégia que traçamos para o crescimento do RJ. Trabalhamos para tornar o estado mais ágil e eficiente, além de oferecer estrutura jurídica e regulatória sólida, em um ambiente de negócios seguro e estável”, disse Castro.
Vale ressaltar que uma das apostas do Governo do Estado é o setor de energia renovável. Responsável por 83% da produção nacional de petróleo e 68% da de gás natural, foram elaborados mapas sobre o potencial de geração de energia limpa para atração e implantação de projetos. Hoje, há 12 plantas de produção, e a ideia é tornar o RJ um grande polo gerador de energia, referência na transição energética do Brasil para uma matriz mais limpa.
Durante o painel ”Economia e Mercados: Comércio Bilateral, Turismo, Energia, Tecnologia e os Negócios entre Brasil e União Europeia”, mediado pelo jornalista Merval Pereira, o governador ressaltou que a economia fluminense é uma das mais dinâmicas do Brasil. A criação de empregos formais em 2022 colocou o RJ em 2º lugar no ranking nacional, com um crescimento de 4,8% em relação ao ano passado.
”Fechamos 2022 com mais de 194 mil empregos gerados. Hoje, ocupamos o 3º lugar no país de abertura de negócios, com mais de 295 mil empreendimentos. A política pública fluminense atraiu negócios que são referências no mundo, como a brasileira Magazine Luiza, a americana Amazon, a mexicana Kavak e a suíça Zurich Airport. Atualmente, o RJ tem mais de 1,7 milhão de empresas ativas”, pontuou Cláudio Castro.
*