Diversas atividades marcaram um dia de reflexões para inclusão das pessoas com qualquer tipo de deficiência. Assim foi o “Pensar PCD”, realizado neste sábado (30) pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio da Coordenadoria de Políticas de Direito e Fomento à Inclusão. O evento, no Hotel de Deus, reuniu pessoas com deficiência e suas famílias.
O encontro faz parte do Setembro Verde e contou com palestras, atividades sensoriais, brincadeiras, além de apresentações de grupos voltadas para práticas da educação apta a incluir os cidadãos, independente das diferenças e dificuldades.
A coordenadora da Apae, Luciana Tomaz, falou sobre a importância da participação dos alunos da instituição.
“As pessoas com deficiência precisam do acesso à saúde, educação, além da integração com a família. A iniciativa proporciona abrir o olhar diferenciado para a causa. A Apae já está há 19 anos em Macaé e sempre busca estar presente nesses eventos”, frisou Luciana.
O coordenador de Políticas de Direito e Fomento à Inclusão, Márcio José Pereira da Silva, destacou que a proposta foi atrair a sociedade civil para a sua responsabilidade com o público PCD de todas as categorias.
Gilda Moraes Antunes, 68 anos, é mãe de Ana Paula Moraes, 42 anos. Ela contou que projetos como esse integram e socializam.
“A minha filha fica muito feliz com esses projetos, pois se sente incluída, além de desenvolver o relacionamento, respeito e disciplina”, disse.
*PMM